Projetos oficinas para uma vida melhor

27/03/2019 19:38

Algumas oficinas previstas para o mês de Abril

Todas as atividades são gratuitas e tod@s podem participar, comunidade acadêmica e a comunidade externa.

Informações importantes:

Para participar em qualquer atividade é necessário inscrever-se.

Enviaremos confirmação de homologação na atividade, além disso, é possível verificar no site inscrições.ufsc.br a situação da inscrição: homologado (inscrito), aguardando análise (lista de espera). No lembrete da atividade pedimos que nos informe caso desista da vaga, para possamos chamar o próximo da lista, e assim, contemplar o maior número de pessoas interessadas.

A maioria das atividades tem número limite de inscrições, portanto, aguarde o e-mail, verifique no site da inscrição, ou entre em contato com o setor para saber da situação.

Para as pessoas homologada e presentes na atividade será emitido um certificado de atividade de extensão com a carga horária da oficina.

Oficina Compreendendo Ayurveda – e as relações com as características psicofísicas, alimentos e doenças – 01/04 – Período Matutino

A medicina ayurveda é a medicina da independência. Busca conscientizar cada ser, nos cuidados do seu corpo, mente, e espírito conhecendo a sua própria alquimia. Dentro da harmonia com os seres e o universo. Ministrante: Isabela Alvarenga Porto Lima, Graduada em terapia ocupacional, com experiência em saúde mental e neurológica com mais de 20 anos de experiência, iniciou sua formação em Terapia Ayurveda em 2010 pela Escola Brahama Vidyalaya,coordenada pelo Dr. José Rugue e ministrada por médicos indianos de renomados hospitais de Pune, como Dr, Ranade, Dr. Avinash, Dr. Lele, dentre outros. Data: 01/04/2019. Início: 08h30 às 12h. Local: Auditório CSE. Público alvo: Destinado a todas as pessoas que buscam o autoconhecimento e autocuidado. Materiais necessários: Papel e caneta.

Inscrições: CLIQUE AQUI

Oficinas de Ecocaderno

A oficina de ecocaderno é uma atividade da Sala Verde UFSC que tem como fim a confecção de um caderno ecológico, gerando produto personalizado e consciente. O que acontece na oficina: – Diálogo sobre os 5R’s: reaproveitar, reciclar, repensar, recusar e reduzir; – Reaproveitamento de materiais diversos: papéis, espiral, capas plástica, retalhos de tecidos, linhas, papelão; – Encadernação artesanal para confecção de ecocadernos, ecoblocos, ecoagendas, ecolivros de receitas. Ministrantes: Lívia e Marlene e Jéssica e Victor.

Horários:Período matutino 08h30 às 11h30, Período vespertino 14h às 17h.

Local: Sala Verde UFSC (térreo da BU, ao lado da PRAE). Público alvo: Comunidade Externa e Universitária, a partir de 10 anos.  Material para a oficina oferecido pela Sala Verde UFSC.

Inscrições:

Turma 02/04 Matutino – Encerradas

Turma 02/04 Vespertino –  Encerradas

Turma 09/04 Matutino – Em breve CLIQUE AQUI

Turma 09/04 Vespertino – Em breve CLIQUE AQUI

Turma 16/04 Matutino – Em breve CLIQUE AQUI

Turma 16/04 Vespertino – Em breve CLIQUE AQUI

Turma 23/04 Matutino – Em breve CLIQUE AQUI

Turma 23/04 Vespertino – Em breve CLIQUE AQUI

Turma 30/04 Matutino – Em breve CLIQUE AQUI

Turma 30/04 Vespertino – Em breve CLIQUE AQUI

Oficina culinária com novas alternativas: Panc’s, aproveitamento de alimentos e um novo ponto de vista – 05/04 – Período Matutino

A compreensão de novas alternativas de alimentação que conversem com o sustentável e o ambiente. Como o aproveitamento de cascas de frutas e verduras, utilização de Plantas não convencionais e um novo ponto de vista na alimentação cotidiana. Ministrante: Angela Rosária Barbosa Assis, Educadora, Cozinheira, Banqueteira e Merendeira. Data: 05/04/2019. Início: 9:30h até 12h. Local: Sala Verde UFSC (térreo da BU, ao lado da PRAE). Público alvo: Comunidade Externa e Universitária, a partir de 10 anos.

Inscrições: LOTADA.

Oficina Ayurveda e Yoga Básico – 08/04 – Período Vespertino

Esta atividade tem a intenção disseminar o conhecimento básico da Medicina indiana, Ayurveda e do Yoga para a manutenção da saúde. Tem como proposta também integrar dicas de auto-cuidado ayurvédico, levar os participantes a se conhecerem, possibilitando assim uma melhor relação consigo e com o meio ambiente. Ministrante: Isabel Cristina Teles de Norões, Formação acadêmica em Educação Física, com pós graduação em Psicomotricidade. Formação de Hatha Yoga e concluiu Curso de Formação em Ayurveda na India e Brasil. Atualmente exerce a função de professora de Hayha Yoga personalizada e atende como Terapêuta Ayurvédica em Florianópolis. Data: 08/04/2019. Início: 14h às 17h. Local: Sala Verde UFSC (térreo da BU, ao lado da PRAE). Público alvo: Pessoas da comunidade a partir de 12 anos.Materiais necessários: Tapete de Yoga.

Inscrições: CLIQUE AQUI

Oficina Jardins de Histórias: as plantas medicinais indígenas- 15/04- Período matutino

Para muitas etnias, a conservação da saúde e do bem viver estão permeadas pela relação com o que chamamos de meio ambiente. Uma boa relação com a terra, os rios, os animais e a floresta são fundamentais para a saúde individual e coletiva. Estão entre os objetivos da atividade partilhar com os participantes diferentes formas de concepção da saúde e da doença através dos usos de plantas segundo a lógica de algumas etnias indígenas selecionadas. Ministrante(s): Adriana Strappazzon e Renata Palandri Sigolo. Público alvo: Adolescentes e adultos. Os participantes devem trazer: Repelente. Data: 15/04/2019, horário 8h às 11h. Local: Horto do HU UFSC.

Inscrições: a partir de 08/04. CLIQUE AQUI

Oficina MEDITARTE, Reciclando a vida em Garrafas de afeto – 17/04 – Período vespertino

O ser humano precisa se expressar de uma forma espontânea, livre, sem julgamentos e logo após uma sessão de meditação e técnicas milenares de autoconhecimento, sua criatividade se aflora e precipita sua sensibilidade na criação do objeto de sua arte. E que esta seja sustentável em todos os aspectos, de modo que preserve a integridade do meio-ambiente interno e externo.Ministrante:Professora de Yôga há 33 anos, criadora e coordenadora do projeto Yôga&Ecocultura no Parque do Córrego Grande desde 2006, condutora ambiental e cultural da Ilha de Santa Catarina. Público alvo: Adultos de todas as idades., crianças a partir de 7 anos acompanhadas de seus pais ou responsável. Materiais necessários para a sua participação:   Garrafas usadas e limpas de tamanho médio, etiquetas impressas com nomes de sentimentos, adesivos ou pedaços de papéis pequenos, recortes de revistas com motivos coloridos como flores, paisagens, pessoas se amando, representando afeto,etc., tesouras pra papel, canetinhas hidrocor ou lápis de cor ou lápis de cera colorido, cola cascorez do rótulo azul, pincéis pra cola, recipiente pra despejar cola, barbantes coloridos e contas diversas médias . Data: 17/04/2019. Início: 15h30 às 18h00. Local: Sala Verde UFSC (térreo da BU, ao lado da PRAE).

Inscrições: a partir de 08/04. CLIQUE AQUI