Sobre a Sala Verde UFSC: Missão e Visão

ESTAGIOS DA BIO EDITAIS GALERIA MAPA DO SITE
ESTAGIOS DA BIO EDITAIS GALERIA MAPA DO SITE

A Sala Verde UFSC é um espaço interativo e colaborativo, que surgiu em 2004 de uma iniciativa multi-institucional, proposta no âmbito do Projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente. Realizamos ações de educação ambiental e intervenções socioambientais para toda a comunidade, e atividades para a promoção de uma melhor qualidade da vida.

MISSÃO

  • Ações de educação ambiental e intervenções socioambientais voltadas para toda a comunidade.

Participamos de coletivos na UFSC e do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, que pensa a educação ambiental juntamente com coletivos sociais e outras instituições públicas, abrangendo esferas do estado de Santa Catarina e alguns municípios; acolhemos escolas e instituições interessadas; realizamos atendimento à comunidade, parcerias institucionais e interinstitucionais; mantemos um minhocário próprio e uma horta com diversas plantas; e oferecemos atividades diversas por meio do Projeto Oficinas para uma Vida Consciente.

Atualmente a Sala Verde UFSC pertencente à Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA/GR) e localiza-se no prédio da Biblioteca Universitária, em frente a uma área verde, que também é ocupada para encontros/atividades. O espaço físico conta com uma sala de recepção e outra com computadores, mesa de centro para as atividades e itens de cozinha.

 

VISÃO

  • A Sala Verde UFSC tem por o objetivo, sermos uma referência de compartilhamento de saberes, produção, disseminação e mobilização de conhecimentos e informações socioambientais. 

 

Desde, 2023 Sala Verde é reconhecida pelos ODS em diversos projetos desenvolvidos no ano de 2023
A Sala Verde (SV) da Universidade Federal de Santa Catarina conquistou recentemente o selo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 3 diferentes projetos. A certificação, que identifica empresas e entidades que se adequam aos fundamentos promovidos pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, marca um triunfo na trajetória do espaço, sendo a primeira vez que a SV cadastra suas ações e atividades de educação socioambiental nesta iniciativa.

“aColhida Verde: o espaço interativo das plantas.”, “Bioconstrução de Estruturas com Bambu.” e “Espaço Interativo da SV: reestruturação física e da comunicação virtual” foram os projetos reconhecidos e destacados pelos ODS.

Alinhando-se aos 17 Objetivos do programa, na lista que busca garantir o futuro do planeta, a SV ressalta sua contribuição no 3º (saúde e bem estar), o 4º (educação de qualidade), o 11º (cidades e comunidades sustentáveis) e no 12º (consumo e produção responsáveis).
O reconhecimento proporciona uma visibilidade significativa para as diferentes contribuições da equipe da Sala Verde na comunidade universitária e externa, fortalecendo seu papel no desenvolvimento de iniciativas socioambientais.

 

Nossos Projetos

PROJETO aCOLHIDA VERDE – ESPAÇO INTERATIVO DAS PLANTAS: 

  • O Projeto busca qualificar seu espaço verde externo, para melhor acolher a comunidade. Colher e Acolher como possibilidade de formação de uma coletividade e partilhar momentos significativos de participação sobre as questões ambientais. Além disso, a própria reestruturação do espaço promoverá também ações de educação socioambiental. Estas atividades, além de contribuir para construção e manutenção do jardim da SV, oportunizaram também a troca de saberes. Acolhimento e educação ambiental no espaço verde da Sala Verde UFSC, onde são realizadas atividades envolvendo música, canteiro de plantas medicinais, bioconstrução, entre outras ações e reflexões. Estamos abertos para receber caloures da UFSC, escolas e toda a comunidade.
PAPO VERDE

  • O projeto visa divulgar iniciativas de trabalho relacionadas à temática da educação socioambiental, sustentabilidade e meio ambiente, de pessoas, coletivos e Organizações Não-Governamentais (ONG) por meio de entrevistas ao vivo e on-line pelo canal da Sala Verde UFSC no site do YouTube, onde também ficam gravadas e disponíveis para serem revistas.
PROJETO OFICINA VIDA CONSCIENTE: 

  • Visa oficinas socioambientais que dialogam com os eixos temáticos relacionados a cultura popular, sustentabilidade e bem-estar individual ao coletivo. Reafirmando nosso compromisso universitário com a construção de um espaço coletivo, dialógico e acolhedor, a partir da troca de saberes e práticas individuais/coletivas que contribuem com a transformação social igualitária do meio ambiente. Acontecem em períodos estratégicos, principalmente, em quatro semanas do ano, março e agosto em período de acolhimento de estudantes e comunidade, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD); em maio/junho na Semana do Meio Ambiente e em novembro na Semana da Sala Verde. Acontecem as seguintes oficinas: de reutilização de papel – oficina de ecocaderno e encadernação, de reutilização para criação de objetos, e reciclagem – oficina de papel reciclado; oficina de compostagem – minhocário; oficina de produção de mudas; oficina de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANCs); oficina de benefícios dos chás; oficina de alimentação saudável; oficina de limpeza, beleza e higiene ecológicos e conscientes; aromaterapia; e oficinas relacionadas a cultura popular.
PROJETO BIOCONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS COM BAMBU: GEODÉSICA 

  • Visa a construção de geodésica e mobiliários de bambus para Sala Verde, com o intuito de ampliar o espaço verde dentro da UFSC, assim como envolver a comunidade na bioconstrução. Com este projeto, pretendemos ampliar a construção do espaço que as pessoas possam ocupar e sentir-se em comunidade, além de estimular, junto das oficinas, um crescimento coletivo mobilizador. Com estas melhorias almeja-se ampliar o atendimento externo da Sala Verde, possibilitando aos participantes o contato direto com a natureza, com reconhecimento de pertencimento a este ambiente.
PROJETO ESPAÇO INTERATIVO DA SALA VERDE: REESTRUTURAÇÃO FÍSICA E DA COMUNICAÇÃO VIRTUAL: 

  • Visa  oficinas socioambientais que dialogam com os eixos temáticos relacionados a cultura popular, sustentabilidade e bem-estar individual ao coletivo. Reafirmando nosso compromisso universitário com a construção de um espaço coletivo, dialógico e acolhedor, a partir da troca de saberes e práticas individuais/coletivas que contribuem com a transformação social igualitária do meio ambiente. Acontecem em períodos estratégicos, principalmente, em quatro semanas do ano, março e agosto em período de acolhimento de estudantes e comunidade, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD); em maio/junho na Semana do Meio Ambiente e em novembro na Semana da Sala Verde. Acontecem as seguintes oficinas: de reutilização de papel – oficina de ecocaderno e encadernação, de reutilização para criação de objetos, e reciclagem – oficina de papel reciclado; oficina de compostagem – minhocário; oficina de produção de mudas; oficina de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANCs); oficina de benefícios dos chás; oficina de alimentação saudável; oficina de limpeza, beleza e higiene ecológicos e conscientes; aromaterapia; e oficinas relacionadas a cultura popular.buscamos qualificar o Espaço Referência da Sala Verde, por meio da reestruturação física e comunicação virtual, promover uma maior inserção da comunidade externa aumentando seu vínculo aos ambientes acadêmicos. Também garantir um canal de comunicação que proporcione um diálogo permanente resultando numa troca de experiências mais efetivas de educação socioambiental. Com a disponibilização do acervo físico e virtual, produção de conteúdos, confecção de materiais e exposições espera-se informar e construir conhecimentos de forma didática e acessível para o público em geral despertando interesse por novas experiências e dados na área da educação socioambiental.
PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES: PERSPECTIVA CRÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

  • Visa a  pensar na formação ambiental e qualificação dos educadores e educandos requer problematizar os processos que constituem momentos da práxis educativa – desde os cursos de formação inicial e continuada até processos não-formais. Nesse sentido, o projeto visa, através de seus espaços (articulação, referência e construção), promover a formação continuada de educadores do Ensino Básico e futuros educadores (estudantes das licenciaturas e pedagogia) no debate de educação socioambiental, por meio de ferramentas tanto virtuais (através do ambiente moodle grupos) como também presenciais (por meio de encontros, oficinas, jogos interativos e outras ferramentas não-formais), que possam oportunizar um ambiente de troca de saberes de modo dialógico para uma interlocução e reflexão mais holística sobre o meio ambiente, promovendo uma responsabilidade ética do ser humano para com os outros e com o Planeta.

Nossos Eventos Anuais

Calendário anula de participação da Sala Verde nos Eventos:

    1. Semana de Artes com Educação Ambiental 
    2. Semana de Acolhimento à Comunidade
    3. Semana do Meio Ambiente: oficinas diversas, caminho das plantas, em apoio à equipe da UFSC Sustentável.
    4. Encontro de Sustentabilidade (ENSUS)
    5. Semana da Árvore: desenvolvemos atividades de educação socioambiental relacionadas a árvores, oficinas de ecocaderno, caminho das árvores.
    6. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX): estande com exposição e atividades.
    7. Semana da Sala Verde UFSC: comemoração do nosso aniversário, diversas oficinas com temáticas socioambientais.

Entre em contato conosco

 Para entrar em contato com a Sala Verde UFSC:  

Visite o espaço da Sala Verde UFSC