SV UFSC participa da Semana de Aniversário da UFSC

12/12/2023 12:09

A SV ao longo de quase 20 anos é  espaço participativo, por conta do seu histórico de articulação com a comunidade interna e externa da UFSC, estimulando o compartilhar de conhecimentos e a vivência de práticas sociais livres de discriminação, que contribuam para a compreensão da equidade social, assim como ser espaço de diálogo e escuta. A Sala Verde promove a Educação Ambiental de maneira contextualizada, que envolvam faces históricas, culturais, sociais e políticas das relações entre natureza-sociedade.

Dentre os eixos de trabalho da Sala Verde está arte & cultura. Este ano de 2023, a Sala Verde promoveu a Oficina Brincantes Boi de Mamão. A Oficina iniciou na Semana da Sala Verde com a confecção dos brincantes a partir de materiais sustentáveis e recicláveis dia 23 e 30 de outubro. Num projeto participativo, coletivo e reflexivo os brincantes foram tomando corpo e aos poucos revivendo uma arte tão presente no folclore desterrense.

Ao todo a oficina montou um boi, bernunça, cavalo e a maricota… Mas faltava o momento final, o cortejo! Para coroar e prestigiar o aniversário da UFSC. O Cortejo de Brincantes ocorreu em conjunto com o Colégio de Aplicação, seus estudantes, bolsistas, em parceria com a Pense com Arte, CGA, Sala Verde e Gabinete da Reitoria. Um lindo festejo se deu no dia 05 de dezembro ao som de música e pandeiro foi conduzido o cortejo que pode assim, prestigiar a arte com sustentabilidade, cultura e folclore, e a extensão da nossa Universidade!

A todos que participaram da oficina nosso agradecimento! Os brincantes seguem no espaço da Sala Verde, já como parte do acervo e aberto a todos os interessados em propagar a cultura atrelada a educação socioambiental!

Equipe Sala Verde UFSC